Home Saúde Dia Mundial da Obesidade alerta para riscos da doença que afeta mais de 41 milhões de brasileiros

Dia Mundial da Obesidade alerta para riscos da doença que afeta mais de 41 milhões de brasileiros

0

No Brasil, cerca de 19,8% da população tem obesidade; dois milhões de casos novos são registrados por ano, segundo Ministério da Saúde

Doença crônica que atinge mais de 41 milhões de brasileiros, cerca de 19,8% da população, a obesidade atinge homens, mulheres, crianças e idosos de todas as idades. Lembrado nesta sexta-feira, 11 de outubro, o Dia Mundial da Obesidade serve para alertar sobre os riscos dessa doença que reflete em dois milhões de casos novos por ano no Brasil, segundo o Ministério da Saúde.

Pessoas com obesidade correm o risco de desenvolver mais de 195 complicações associadas ao ganho de peso. Entre as principais estão hipertensão, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, doença pulmonar, acidente vascular cerebral (AVC) e até mesmo câncer.

Considerado um dos estudos de maior referência no campo comportamental do tratamento da obesidade, o ACTION IO revela que oito em cada dez pessoas com obesidade passam até seis anos tentando emagrecer sozinhas antes de procurar um profissional de saúde.

Para a endocrinologista e gerente médica da Novo Nordisk, Rocio Coletta, um dos motivos desse atraso é a espera dos pacientes por “milagres de emagrecimento”. Segundo a especialista, o principal desafio para amenizar essa situação é a quebra de tabus que envolvem organização e comprometimento.

“As pessoas têm uma expectativa de perder 15%, 20%, 30% do peso atual, sendo que a partir de 2% até 15% já se tem um grande benefício, principalmente se conseguir manter. Isso é para mostrar que existe uma cronicidade da doença e que tem que ser um tratamento contínuo. Porque manter aqueles 5%, 10% que você perdeu vai te dar muita qualidade de vida lá na frente”, explica.

Cientes dessa realidade, a Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO) e a Novo Nordisk se mobilizam para aumentar a conscientização da população sobre os cuidados para evitar ou tratar a obesidade por meio da campanha “Saúde Não Se Pesa”.

O movimento promove nesta sexta-feira (11) o DEEPtalk.  Inédito no Brasil, o evento contará com depoimentos reais de pessoas que vivem com a doença, além da realização de palestras de médicos especialistas no assunto. Temas como empatia, estigma, relação com a alimentação, convivência com o tratamento e qualidade de vida estarão em evidência durante a programação.

 

informações:Tácido Rodrigues

Comentários estão fechados.

Veja Também

REBOUÇAS – Possibilidade de flexibilização em outubro, de algumas restrições sobre Covid-19

A informação foi repassada pela Secretária de Saúde, Tania Selhorst, que também comentou s…