Home Geral Desinfetante feito de própolis traz alternativa mais efetiva à higienização de alimentos

Desinfetante feito de própolis traz alternativa mais efetiva à higienização de alimentos

0
AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100

A água sanitária, ou hipoclorito de sódio, é muito usada para higienizar alimentos nas casas e indústrias, mas a longo prazo e se usada de maneira errada pode trazer riscos à saúde. Foi observando esse problema que um grupo de pesquisadores do Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Paraná começou a buscar uma solução: um sanitizante natural.
A professora e orientadora de mestrado do Programa de Pós-graduação em Alimentação e Nutrição Sila Mary Rodrigues Ferreira conta sobre a iniciativa.


Assim, o grupo em sua maioria formado por professores e alunos do programa de Pós-graduação em Alimentação e Nutrição da UFPR desenvolveu um produto feito de própolis e glicina. O própolis é a resina produzida pelas abelhas e a glicina é um aminoácido, geralmente em pó, muito usado para remover parasitas de alimentos.
O sanitizante inventado pelos cientistas se sobressai não só por ser natural, mas também por superar aqueles que já circulam no mercado em relação à proteção contra parasitas, como apontou a pesquisadora e doutoranda que fez parte da pesquisa Juliana da Silveira.

Além de evitar problemas para a saúde e para o meio ambiente, outra vantagem diz respeito às famílias que vendem própolis, que segundo a professora Sila, geralmente são pequenos produtores que precisam de incremento na renda.

O novo desinfetante é propriedade da Universidade Federal do Paraná e está disponível para licenciamento. Empresas que tenham interesse em comprar a patente precisam entrar em contato com a Superintendência de Parcerias e Inovação, pelos e-mails e telefones disponíveis no site www.spin.ufpr.br.
Também fizeram parte da pesquisa e desenvolvimento do sanitizante o professor do Departamento de Nutrição Diego Averaldo Guiguet Leal e a professora do Departamento de Patologia Básica Márcia Regina Beaux, assim como a aluna participante de iniciação científica Natália de Almeida Correa Alfredo.

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 67)  

 
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 66)
Comentários estão fechados.

Veja Também

Professora é afastada suspeita de colar a boca dos alunos com fita

Uma professora da rede municipal foi afastada suspeita de colar a boca dos alunos com fita…