Home Notícias Regionais Desafios e Soluções: Sanepar esclarece questões de abastecimento de água e saneamento em Rebouças

Desafios e Soluções: Sanepar esclarece questões de abastecimento de água e saneamento em Rebouças

0
AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100

Gerente Regional da Sanepar esclarece questões sobre abastecimento de água e saneamento em Rebouças

Na noite de 15 de agosto (terça-feira), atendendo à sugestão do vereador Claudemir Herthel e acatada pelo presidente da Casa, Ricardo Carlos Hirt Júnior,  o gerente regional da Sanepar, Marcos Vieira, compareceu perante a câmara municipal para esclarecer diversos questionamentos dos vereadores e vereadoras de Rebouças, sobre os recorrentes problemas de desabastecimento e outras questões que envolvem os serviços prestados pela Sanepar, na cidade.

Durante a explanação, Vieira abordou questões relacionadas ao abastecimento de água, expansão do sistema de captação e tratamento de água, desafios na perfuração de poços artesianos e problemas de mau cheiro nos reservatórios de captação de esgoto sanitário na cidade.VEJA:

Desafios no Abastecimento de Água

O gerente regional destacou que Rebouças enfrentou, nos últimos meses, furtos de cabeamento das bombas d’água no sistema de captação. Isso resultou em desabastecimento para a população local; que foi solucionado com a contratação – pela prefeitura de Rebouças- de sistema de monitoramento e vigilância- nos locais de captação de água.

Além disso, segundo o gerente regional,  Sanepar tem em andamento um projeto de expansão do sistema de captação e tratamento de água na área urbana. No entanto, o recente processo licitatório não atraiu empresas interessadas, levando à necessidade de um novo processo, o qual, transcorrendo dentro da normalidade, deve estar concluído todo o processo burocrático necessário até março de 2023, para então início das obras.

A empresa prevê um investimento de 11 milhões de reais para a ampliação do sistema em Rebouças.

Desafios na Perfuração de Poços Artesianos

Vieira explicou que a perfuração de poços artesianos pode ser um desafio, especialmente em locais onde a profundidade necessária pode chegar até 700 metros sem garantia de atingir água. Além disso, ele mencionou que a qualidade da água proveniente de poços artesianos pode variar significativamente em termos de presença de metais, que em níveis elevados podem ser prejudiciais aos consumidores, se consumida “in natura”. Portanto, a Sanepar ressalta a importância de análises apropriadas para determinar a qualidade da água captada de poços.

Mau Cheiro nos Reservatórios de Esgoto Sanitário

O mau cheiro proveniente dos três reservatórios de captação de esgoto sanitário em Rebouças também foi abordado. Marcos Vieira informou que existe um projeto em andamento para melhorar a vedação desses sistemas. Isso visa a minimizar a emissão de gases, principalmente o gás sulfídrico, que é o principal causador do mau cheiro nos arredores dos reservatórios.  Segundo ele, a Sanepar está trabalhando para garantir um ambiente mais saudável e agradável para os residentes da cidade.

A sessão da câmara municipal de Rebouças, na qual o gerente regional da Sanepar, Marcos Vieira, respondeu a questionamentos dos vereadores,  proporcionando esclarecimentos para que possam ser repassados à comunidade local, visando uma compreensão mais profunda das ações em andamento para enfrentar esses desafios e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

O tratamento de água para o consumidor final

O tratamento de água que chega ao consumidor final é um processo complexo e rigoroso realizado pelas empresas de abastecimento de água para garantir que a água seja segura, potável e adequada para consumo humano. Geralmente, o processo de tratamento de água é dividido em várias etapas, cada uma das quais visa remover impurezas, microrganismos e produtos químicos indesejados:

  1. **Captação e Coagulação/Floculação:**

– Água é coletada de fontes naturais, como rios, lagos ou aquíferos.

– Produtos químicos coagulantes, como sulfato de alumínio, são adicionados para aglutinar partículas suspensas na água, formando flocos maiores.

  1. **Decantação:**

– A água é deixada em repouso para que os flocos formados na etapa anterior se depositem no fundo do tanque, separando-se da água clara na parte superior.

  1. **Filtração:**

– A água é passada através de camadas de areia, cascalho e carvão ativado para remover as partículas restantes e os sólidos suspensos.

  1. **Desinfecção:**

– Produtos químicos desinfetantes, como cloro, cloramina ou ozônio, são adicionados para eliminar microrganismos patogênicos, como bactérias, vírus e parasitas.

  1. **Ajuste de pH e Tratamento Químico Adicional:**

– O pH da água é ajustado para garantir que esteja dentro de limites seguros.

– Outros produtos químicos podem ser adicionados para remover compostos orgânicos, metais pesados e outros contaminantes químicos.

  1. **Filtragem Adicional:**

– A água passa por filtros finos, como membranas de osmose reversa, para remover impurezas menores e micro-organismos.

  1. **Fluoretação (Opcional):**

– Em algumas áreas, é adicionado flúor à água para prevenir a cárie dentária.

  1. **Armazenamento e Distribuição:**

– Após o tratamento, a água é armazenada em reservatórios antes de ser distribuída para as redes de abastecimento.

– A pressão da água é mantida nas redes para garantir que ela alcance os consumidores em suas residências.

  1. **Monitoramento Contínuo:**

– A qualidade da água é monitorada constantemente durante todo o processo de tratamento e distribuição para garantir que atenda aos padrões de segurança e qualidade.

É importante observar que os detalhes específicos do processo podem variar dependendo da localização geográfica, dos recursos disponíveis e das regulamentações governamentais. O objetivo final do tratamento de água é fornecer água potável segura e de alta qualidade para os consumidores finais.

 

Comentários estão fechados.

Veja Também

REBOUÇAS – Advogado e vereador alerta sobre golpe utilizando seu nome

Na noite do dia 10 de Abril, o advogado e atual vereador de Rebouças, Claudemir dos Santos…