Home Notícias Regionais Desafio “Esporte Rio Azul Contra o Covid” incentiva a prática esportiva e exames preventivos

Desafio “Esporte Rio Azul Contra o Covid” incentiva a prática esportiva e exames preventivos

0

O Desafio “Esporte Rio Azul Contra o Covid” foi desenvolvido em conjunto entre as secretarias de Esporte, Recreação e Cultura e da Saúde. A ideia, de acordo com Kelin Thais de Moura, Chefe de divisão do departamento de Esportes e Recreação, surgiu pensando em criar estratégias de incentivo a pratica de exercício físico devido a sua importância para a saúde.

“Recentemente a Universidade Estadual Paulista (UNESP) publicou uma pesquisa que “sugere que o Hormônio Irisina, liberado pelos músculos durante o exercício, pode ter efeitos benéficos em relação aos casos de COVID 19”. Também, conforme o informe nº 3 da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE), diz que a “prática de atividade física ao ar livre, sem aglomerações, protege o sistema imunológico e faz bem à saúde tanto física quanto mental”, comenta Kelin Thais.
Assim, o desafio terá início no dia 05 de outubro e irá até o dia 27 de novembro, totalizando 8 semanas de duração e contará com três modalidades: caminhada, corrida e ciclismo. “A cada semana os participantes terão um aumento na distância mínima a ser percorrida, visando a superação e uma melhora do condicionamento. O projeto se estende a todos os públicos e para participar basta ir até a Secretária de Esportes, Recreação e Cultura entre os dias 21 a 25 de setembro efetuar as inscrições”, lembra Kelin Thais.
Como o projeto também busca trazer visibilidade para as causas do Outubro Rosa e Novembro Azul, para as inscrições será necessário que mulheres de todas as idades tenham o preventivo do câncer em dia, e as acima de 40 anos deverão ter também a mamografia. Já os homens acima dos 40 anos deverão ter o exame PSA. Caso os participantes não tenham os exames em dia deverão marcá-los para validar a sua inscrição.
“Como o projeto não possui caráter competitivo todos os participantes que atingirem as metas semanais serão premiados ao final do desafio”, conclui Kelin.

 

 

 

Comentários estão fechados.

Veja Também

TCE-PR julga irregulares os repasses antecipados feitos pela Câmara de Irati ao Poder Executivo Municipal

O Pleno do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) julgou procedente a denúncia formulada pe…