Home Geral Deputados denunciam modelo de pedágio proposto por Bolsonaro para o Paraná

Deputados denunciam modelo de pedágio proposto por Bolsonaro para o Paraná

0

Nesta terça-feira os deputados estaduais da Frente Parlamentar do Pedágio se reuniram para debater as características do novo modelo de concessão das estradas Paraná. A concessão atual vai até novembro deste ano.
Na nova proposta, apresentada ao Congresso Nacional pelo governo Bolsonaro, são pouco mais de 3mil e 300 km de rodovias estaduais e federais licitadas em seis lotes, 2 a menos que os atuais, com aumento de 15 praças de pedágio, totalizando 49 no estado. Ela mantém a cobrança de taxa de outorga e limita o desconto que os concorrentes podem apresentar. Esse desconto está fixado entre 15% a 17%, dependendo do lote. Praças com maior fluxo de veículos terão desconto menor. Segundo o coordenador da Frente, deputado Arilson Chiorato (PT), a ideia é traçar estratégias para impedir a implementação da proposta.

Há ainda a previsão de duplicação de mil e 800 quilômetros de vias com investimentos de 42 bilhões em contratos de 30 anos. No entanto, o deputado Chiorato denuncia que parte dessas obras já estava prevista na concessão anterior.

Segundo o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) a taxa de outorga prejudica o interesse do povo paranaense.

Além disso, ele considera que a diminuição das tarifas deveria ser muito maior.

Os deputados da frente decidiram por pedir urgência no projeto de lei que determina que as concessões das estradas do PR sejam feitas exclusivamente pelo menor preço. Será feito também um levantamento em conjunto pelos deputados Tercílio Turini (Cidadania) e o deputado Homero Marchese (Pros) sobre as obras que já estavam previstas nos contratos anteriores e que reaparecem agora. Esse levantamento será encaminhado para denúncia do Ministério Público. Também serão realizadas uma série de audiências públicas em todo paraná para discutir o assunto e esclarecer a população sobre o que está acontecendo. A frente parlamentar do pedágio tem uma nova reunião marcada para a próxima terça-feira, dia 26.

Comentários estão fechados.

Veja Também

Rebouças – Agenda paroquial de 20 a 26 de setembro

PARÓQUIA SENHOR BOM JESUS: SEGUNDA-FEIRA 19:00- Missa na Matriz TERÇA-FEIRA 19:00- Missa n…