Home Saúde Covid-19: vacina em forma de spray está em fase de testes em animais e pode ficar pronta em 2022

Covid-19: vacina em forma de spray está em fase de testes em animais e pode ficar pronta em 2022

0

Pesquisadores brasileiros estão desenvolvendo uma vacina em forma de spray nasal contra a Covid-19. O imunizante está em fase de testes em animais e, até o momento, deu resultados promissores. A aplicação do spray seria pelo nariz e não intramuscular, como as vacinas em uso no Brasil.
O objetivo é induzir o organismo a produzir anticorpos nas mucosas, como a boca e o nariz, que seriam capazes de dar imunidade contra o novo coronavírus. Daniela Santoro, professora de imunobiologia na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e uma das responsáveis pela pesquisa, explica como anda a pesquisa.
 “A gente está fazendo testes em animais, e a gente vê que depois que a gente aplica esse spray nasal nos animais, no caso, os camundongos, eles produzem essa resposta imune de anticorpos locais. Esse é o objetivo da vacina e é isso que a gente está testando”, afirma  Daniela Santoro, professora de imunobiologia na Unifesp.
Se a eficácia da vacina se confirmar, os pesquisadores esperam submeter os resultados à Anvisa e disponibilizar o spray até o fim de 2022. Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 13.406 casos e 731 óbitos por Covid-19, de acordo o Ministério da Saúde. Ao todo, mais de 21 milhões de brasileiros foram infectados pelo novo coronavírus desde o início da pandemia. O número de pessoas que morreram pela doença no país é de 587.797.

Comentários estão fechados.

Veja Também

Rebouças – Ao vivo, Executivo presta homenagem aos profissionais de Saúde

Dando sequência às visitas pelas unidades de Saúde do município, na tarde deste dia 17 de …