Home Saúde Covid-19: saiba como tomar a dose extra da vacina

Covid-19: saiba como tomar a dose extra da vacina

0

Nesta quarta-feira (17), a campanha de vacinação contra a Covid-19 recebeu um reforço de 2,5 milhões de doses da Astrazeneca entregues pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Com isso, até agora mais de 18 milhões de doses foram enviadas aos estados.

Na última terça-feira (16), o governo anunciou a nova orientação de que, após cinco meses da segunda dose, todas as pessoas devem tomar uma dose extra para maior segurança contra a Covid-19 – mesmo as pessoas que tomaram a chamada “dose única” da Janssen.

De acordo com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o governo possui dados e pesquisas que apontam uma maior eficácia na proteção se a dose de reforço for de um tipo diferente das outras vacinas já tomadas.


De acordo com a secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde, Rosana Melo, o mais importante é completar a segunda dose e, depois do período de cinco meses, tomar a dose extra como reforço.

(continua após publicidade)

 
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 66)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 64)

Os resultados preliminares de estudo sobre a dose de reforço, encomendado pelo Ministério da Saúde para a Universidade de Oxford, mostram que a combinação de vacinas diferentes pode aumentar a proteção. Desta forma, a orientação é que o reforço seja aplicado, preferencialmente, com a vacina da Pfizer. E quem tomou as duas primeiras doses da Pfizer, deve tomar AstraZeneca ou Janssen.

Comentários estão fechados.

Veja Também

REBOUÇAS É ‘LANTERNINHA’ NO RANKING REGIONAL DE VACINAÇÃO

São as mais diversas desculpas, para não tomar a vacina Se fosse um campeonato, daria para…