Home Notícias Regionais Cooperati terá assembleia de fundação na próxima semana

Cooperati terá assembleia de fundação na próxima semana

0
AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100

O próximo dia 22 de novembro será importante para o setor agrícola de Irati. A data foi escolhida para a realização da assembleia de fundação da Cooperativa Agrícola Mista de Irati, a Cooperati, que antes de ser fundada já conta com mais de 100 interessados em integra-la.

O trabalho para que o município tenha uma cooperativa vem sendo desenvolvido desde maio deste ano pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar. Para efetividade da iniciativa, as 86 comunidades rurais de Irati foram divididas em oito regiões, onde ocorreram reuniões para mobilização de possíveis cooperados.

 

 

De acordo com o secretário municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Raimundo Gnatkowski, o resultado das reuniões foi a mobilização de aproximadamente 100 produtores, que vão participar da assembleia de fundação, a qual vai eleger um conselho com 20 participantes e este irá escolher a diretoria da cooperativa.

O secretário explica que a Cooperati deve organizar produtores de grãos, olericultores, fruticultores, apicultores, ervateiros, agropecuaristas de corte e de leite. “Em Irati temos uma média de 8 mil produtores. A ideia é que aos poucos comecem a integrar a cooperativa”.

 

 

Com a implantação da Cooperati a expectativa é de que os produtores rurais façam compras em conjunto, como de insumos e maquinários, reduzindo os valores nas negociações, além de aumentarem o poder de comercialização dos seus produtos. “Quando se vende em maior quantidade se ganha mais mercados, se vai mais longe”, comenta Gnatkowski.

De acordo com o secretário, outra vantagem da cooperativa é a possibilidade de angariar recursos públicos para investimentos, além da possibilidade de transformação do que se produz aqui, gerando mais rendas. “Nossa expectativa é a melhor possível com o projeto e percebemos que nossos produtores já veem a necessidade de trabalharem unidos, através de uma cooperativa”, acrescenta.

 

PROGRAMAÇÃO

 

 

A assembleia de fundação da cooperativa vai acontecer na terça-feira (22), a partir das 8h, na Associação dos Servidores Municipais de Irati, localizada no bairro DER, e será aberta ao público.

8h – Recepção, com coffee break

8h30 – Início, com participação do prefeito Jorge Derbli e na sequência assembleia

9h – Palestra ministrada pela Ocepar, com o tema Cooperativismo na Prática

10h45 – Formatação e aprovação do Estatuto

12h – Almoço no local

13h – Eleição, composição da mesa com os eleitos e posse da diretoria eleita

15h – Plano de Ação

16h – Encerramento, com coffee break.

Comentários estão fechados.

Veja Também

Eleição para Direção do Hospital de Caridade Dona Darcy Vargas em Rebouças terá Chapa  Única

No dia 21 de julho, às 13h no plenário da Câmara de Vereadores será a eleição para a nova …