Home Geral Confira dicas da Defesa Civil Nacional para a chegada do período chuvoso

Confira dicas da Defesa Civil Nacional para a chegada do período chuvoso

0

A chegada das chuvas, principalmente nas regiões Sul e Sudeste do País, acende um alerta para o risco de possíveis desastres naturais.

Para minimizar o problema, o Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, orienta as defesas civis estaduais e municipais a atuarem antes, durante e após esse período.

Antes das chuvas, as principais recomendações são o desassoreamento de córregos e rios e o esvaziamento de bueiros para evitar inundações e alagamentos.

A Defesa Civil Nacional também destaca a importância de reservar uma área segura para receber possíveis desabrigados e desalojados, com estrutura apropriada e material de primeiros socorros.

Outra sugestão é a utilização de panfletos explicativos e carros de som, além de parcerias com emissoras de televisão, rádios, escolas e estabelecimentos comerciais. O objetivo é abastecer a população com informações precisas e seguras sobre possíveis ocorrências e avisos meteorológicos.

Armin Braun, diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, o Cenad, afirma que a preocupação com as chuvas não pode ser momentânea. As ações devem ser pensadas ao longo de todo o ano.


A Defesa Civil Nacional também alerta para o perigo de pisos e paredes com trincas e rachaduras, que podem indicar possíveis desabamentos.

no BAR DO BIGODE

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 66)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 64)
Comentários estão fechados.

Veja Também

ENTREVISTA: Especialista esclarece “todo comportamento revela uma falta!”

O jornalista Clayton Burgath  falou sobre o tema, com Beatriz Montenegro, Pedagoga, Neurop…