Home Saúde Com previsão de aumento de casos de câncer, índice de cura deve diminuir por conta da pandemia

Com previsão de aumento de casos de câncer, índice de cura deve diminuir por conta da pandemia

0

Cerca de 625 mil novos casos de câncer devem ocorrer no Brasil até o final deste ano, de acordo com acompanhamento do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Paralelo a essa possibilidade, o índice de cura que, nos últimos anos, esteve na faixa entre 60% e 70%, deve diminuir em função do comportamento das pessoas diante da pandemia da Covid-19.

De acordo com a oncologista e professora do curso de Medicina da Universidade Positivo, Thais Abreu de Almeida, com o isolamento social, parte da população tem deixado de se consultar, o que acaba adiando o diagnóstico e tratamento da doença.

A procura de novos pacientes por consultas médicas reduziu de 50% a 75% em Curitiba nos últimos dias em comparação ao ano passado. A preocupação de médicos e especialistas com essa redução é em virtude da evolução de alguns tipos de câncer, que podem se desenvolver para estágios mais graves em períodos de 30 a 90 dias.

Conforme dados do INCA, cada 10% de queda na taxa de cura representa 30 mil mortes a mais no Brasil. A oncologista explica, ainda, que mesmo em meio ao isolamento social, a população deve ter acompanhamento médico, principalmente quando houver sintomas que indiquem doenças graves, como o câncer.

Entre os principais sintomas que podem indicar a presença de algum tipo de câncer está a perca de peso, cansaço, manchas na pele, caroços e inchaço pelo corpo. A recomendação dos médicos e especialistas é de que neste momento os pacientes procurem hospitais e unidades de saúde que não são considerados referências para tratamento da Covid-19, já que nestes locais as chances de haver poucos leitos para outros encaminhamentos médicos é maior.

Leonardo Gomes-BandNews

Comentários estão fechados.

Veja Também

Rebouças: Saúde confirma 29º caso de Covid

A secretária municipal de Saúde de Rebouças, Tânia Selhorst confirmou no início da noite d…