Home Geral Clima irregular pode atrapalhar produção de milho no Estado

Clima irregular pode atrapalhar produção de milho no Estado

0
clique aqui e receba nossas notícias:

O clima irregular pode reduzir a produção de milho, colocando em risco o abastecimento desse cereal e a cadeia produtiva que vai desde a alimentação animal até a produção de etanol. O assunto foi discutido em evento online sobre o Cenário Climático e Econômico Agropecuário para o Paraná.

O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, destacou os problemas enfrentados pelos produtores com a estiagem severa e chuvas fortes.

 

Além da questão climática, a doença do enfezamento do milho, provocou no Paraná a redução em pelo menos 20 sacas por hectare comparativamente com a safra passada. A área colhida está, atualmente, em pouco mais de 50%. Com menos oferta, os preços podem ficar mais elevados para a cadeia que tem o milho como matéria-prima, aumentando a preocupação com abastecimento.No Brasil, a estimativa é de 80 milhões de toneladas de milho, que se somam ao estoque de 10,5 milhões de toneladas.

No mesmo encontro, o agrometeorologista Luiz Renato Lazinski reforçou a informação da influência do fenômeno La Niña, que se caracteriza pelo resfriamento das águas superficiais do Pacífico e reflete no clima e na temperatura mundial.

 

Comentários estão fechados.

Veja Também

Região: Carro capota em rodovia. Homem joga gasolina na casa de ex-convivente. Você sabe porque os preços administrados pressionam a inflação?