Home Geral 🎵 Ciclone extratropical provoca rajadas de até 110km/h na Região Sul

🎵 Ciclone extratropical provoca rajadas de até 110km/h na Região Sul

0
NATAL 2023

Um ciclone extratropical se forma nesta quarta-feira sobre a região Sul do país, com rajadas de ventos que podem superar os 90km/h. O fenômeno meteorológico tem influência de uma zona de baixa pressão entre o norte da Argentina e o Paraguai. No Rio Grande do Sul as rajadas devem ser ainda mais intensas, podem superar os 110km/h em alguns pontos.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O Instituto prevê ainda acumulados diários de até 100 milímetros de chuva em algumas áreas. Os ventos fortes devem atingir o Paraná no final do dia, como indica a Stefanie Tozzo, porta-voz da Climatempo.

De acordo com o Inmet, o ciclone se desloca em direção ao Oceano Atlântico na quinta-feira (13), e toda faixa litorânea do Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro deve ser atingida por ventos muito fortes, o que provoca também ressaca nesta área. Na esteira do ciclone, chega a frente fria, que diminui as temperaturas não apenas aqui na região Sul, mas também em parte do Sudeste e Centro-Oeste, podendo atingir, inclusive, o sul da região amazônica.

Então, para quem mora ou está aqui na região Sul, fica o alerta para tomar cuidado com as ventanias e até alagamentos. A dica é se proteger nos momentos em que o vento esteja mais intenso, mesmo se você estiver de carro, procurar um local seguro para estacionar, longe de postes, antenas e árvores. O capitão Marcos Vidal, da Defesa Civil, explica quais indícios podem alertar para um possível deslizamento.

É importante que a população se cadastre para receber os alertas locais divulgados pela Defesa Civil. O cadastro pode ser feito na aba cidadão do site do órgão ou mandando um SMS para o número 40199 com o seu CEP.

via-BandNews

 

Comentários estão fechados.

Veja Também

ESPECIALISTA EXPLICA: A complicada tarefa de dizer “não” às crianças e adolescentes na hora do exagerado consumismo de fim de ano

A educadora Carolina Delboni explica que é fundamental impor limites aos filhos, principal…