Home Política Regional CCJ aprova projeto de Hussein Bakri que permite reutilização do botijão de gás em qualquer distribuidora

CCJ aprova projeto de Hussein Bakri que permite reutilização do botijão de gás em qualquer distribuidora

0

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira (11), projeto de lei que permite aos paranaenses encherem o botijão de gás em qualquer distribuidora ou revendedora, independentemente da marca estampada no vasilhame.

Assinada pelos deputados Hussein Bakri, Fernando Francischini e Ademar Traiano, a proposta tem o objetivo de acabar com o monopólio das grandes empresas e, estimulando a concorrência, reduzir de 15% a 20% o valor do botijão de gás para a população.

“Mesmo que o cidadão possua o botijão, este não pode encher o mesmo onde quiser, por exemplo, na empresa que tenha o menor preço, pois as maiores distribuidoras se protegem através da marca estampada no vasilhame, dificultando a entrada de novas empresas no mercado e, consequentemente, diminuindo a livre concorrência, a qual poderia promover a redução do preço”, diz a justificativa do projeto.

Ao analisar leis semelhantes do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, o Supremo Tribunal Federal (STF) já entendeu que, ao adquirir o botijão em um momento anterior, o consumidor é o novo proprietário do vasilhame e, a partir de então, passa a comprar apenas o gás na distribuidora ou revendedora, independentemente da marca.

Os parlamentares autores da proposta argumentam ainda que a medida é importante em meio à pandemia para conter o aumento descontrolado dos preços de produtos essenciais aos paranaenses.

Comentários estão fechados.

Veja Também

Hussein em São João do Triunfo

Ao lado do secretário Ortigara e do prefeito Abimael, Hussein Bakri visitou uma das maiore…