Home Notícias Regionais Benzedeira Reboucense Ana Maria dos Santos é destaque no 1º Seminário Internacional do Instituto Mercosul de Estudos Avançados

Benzedeira Reboucense Ana Maria dos Santos é destaque no 1º Seminário Internacional do Instituto Mercosul de Estudos Avançados

1
AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100

Coordenadora do Movimento Aprendizes da Sabedoria (MASA) e membro da Rede Puxirão marca presença no evento em Foz do Iguaçu
Por: Clayton Burgath, Jornalista

A cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, está sendo palco do “1º Seminário Internacional do Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA): “sentipensar” os estudos transdisciplinares e encontro de saberes, que ocorre de 9 a 11 de outubro no auditório do Jardim Universitário. Um dos destaques deste evento é a reboucense Ana Maria dos Santos, conhecida por também ser uma das Benzedeiras do município, que não apenas pratica o ofício ancestral de benzer, mas também desempenha um papel fundamental como coordenadora do Movimento Aprendizes da Sabedoria (MASA). Ana Maria está acompanhanada de Milene Aparecida Padilha Galvão, Assessora Técnica  do MASA.

Ana Maria dos Santos, com sua dedicação à preservação das tradições, ocupa uma posição de destaque como parte integrante da Rede Puxirão de Povos e Comunidades Tradicionais e no Conselho Estadual de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais do Paraná. Sua participação no seminário é de grande importância para representar a cultura e os saberes tradicionais de Rebouças e da região.

O objetivo do Seminário Internacional do IMEA é promover um diálogo interepistêmico*, entre docentes da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e mestres(as) dos saberes tradicionais de diferentes territórios do Brasil.
A programação do evento conta com mesas-redondas, apresentações culturais e palestras, proporcionando um espaço para a troca de experiências e conhecimento.

Além disso, o seminário também prevê o diálogo com reitores(as) da Rede de Universidades Interculturais, Indígenas e Comunitárias de Abya Yala – RUIICAY, que inclui representantes da Nicarágua, Colômbia, Equador e Bolívia. Diretores de três Institutos de Estudos Avançados do Brasil, UnB, UFMG e UFRGS, também marcam presença no evento, assim como o diretor de Projetos da Fundação Araucária e o professor José Jorge de Carvalho (UnB), coordenador do Encontro de Saberes.

Ana Maria dos Santos, emocionada com sua participação no seminário, comentou sobre a honra de ser uma das palestrantes e representar sua cidade e cultura para representantes de outros países. Sua presença no evento ressalta a importância de valorizar e preservar os saberes tradicionais em um contexto de estudos avançados e interculturais.

O 1º Seminário Internacional do IMEA é um marco na promoção do diálogo entre diferentes formas de conhecimento e a valorização das tradições culturais que enriquecem o patrimônio brasileiro e latino-americano. O evento reforça a importância da diversidade de saberes e a contribuição significativa dos mestres e mestras tradicionais para o enriquecimento da academia e da sociedade em geral.
(interepistêmico *)= colaboração e intercâmbio de ideias entre diversas epistemologias ou modos de compreensão do mundo, buscando uma compreensão mais abrangente e integrada de questões complexas.

Comentários estão fechados.

Veja Também

Rebouças Inicia Programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA) em Parceria com o Colégio Sesi/Irati

Por : Clayton Burgath – jornalista A Secretaria Municipal de Assistência Social de R…