Home Política Ativação de novos leitos de UTI fortalece luta contra a covid-19, diz Romanelli

Ativação de novos leitos de UTI fortalece luta contra a covid-19, diz Romanelli

0
clique aqui e receba nossas notícias:

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) disse nesta sexta-feira, 23, que a ativação de novos leitos de UTI, pela Secretaria Estadual de Saúde, em pequenos municípios, fortalece a luta no combate e tratamento da covid-19. Segundo o deputado, desde o início da pandemia foram instalados 124 leitos de UTI nas cidades que nunca tiveram este tipo de atendimento na área de saúde.

“Foi uma decisão rápida que buscou garantir atendimento eficiente em municípios com população entre 10 mil e 47 mil habitantes, em todas as regiões do Estado”, enfatiza Romanelli. Como exemplo, o deputado cita os novos leitos instalados em Cornélio Procópio, Jacarezinho e Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro, e em Colorado, no Noroeste.

“No caso de Santo Antônio da Platina, o Hospital Regional do Norte Pioneiro recebeu 15 leitos de UTI exclusivos para atendimento às vítimas da covid-19. Antes, nenhum leito estava disponível na unidade, que hoje tem 15 ativos e em pleno funcionamento”, completa.

*Municípios -* Em todo o Paraná há 1.834 leitos de UTI e 2.769 leitos de enfermaria para adultos. A rede exclusiva também tem 22 UTIs e 34 enfermarias pediátricas. São 63 municípios integrados nessa estratégia de atendimento. Mais de 70 mil atendimentos já foram realizados.

O custo mensal de manutenção dos leitos de UTI é de R$ 6 milhões, com recursos do Governo do Estado e da União. Romanelli observa ainda que o investimento foi necessário para evitar deslocamentos para outros grandes centros médicos em busca de atendimento hospitalar para tratar pacientes infectados pelo novo coronavírus. Segundo o deputado, foi uma ação que ajudou a salvar muitas vidas.

O deputado lembra ainda que parte dos equipamentos instalados, tais como respiradores e monitores, também foi entregue pelo Estado. “Outros equipamentos e materiais foram doados ou adquiridos pelos próprios prestadores de serviço, que repassaram às instituições. Uma parceria que garante eficiência e compromisso com a saúde do paranaense”, conclui.

Comentários estão fechados.

Veja Também

PROIBIÇÃO- Comissão de Ecologia aprova projeto que regulamenta uso de fogos de artifício no Paraná

Os deputados membros da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais da Asse…