Home Notícias Regionais 📻 APÓS CHUVAS DE VERÃO, SIMEPAR PREVÊ OUTONO TÍPICO NO PARANÁ, COM VARIAÇÕES DE TEMPERATURA

📻 APÓS CHUVAS DE VERÃO, SIMEPAR PREVÊ OUTONO TÍPICO NO PARANÁ, COM VARIAÇÕES DE TEMPERATURA

0
AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100

O outono tem início às seis e 25 da tarde desta segunda-feira e termina em 21 de junho. Segundo a previsão do Simepar, o primeiro dia da estação será ensolarado na maioria das regiões. O tempo fica parcialmente nublado em Paranavaí, Jaguariaíva, Telêmaco Borba e Jacarezinho. A menor temperatura prevista é 15 ºC em Guarapuava. A maior, de 22 ºC, deve ocorrer em Foz do Iguaçu, Guaíra e Paranaguá. O cenário climático global indica dissipação do fenômeno La Niña e ausência de El Niño. Porém, as águas do Oceano Atlântico Sudeste permanecem ligeiramente mais quentes do que o normal. As manhãs e noites ficam gradativamente mais frias. O meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib destacou que a temperatura média do ar tende a ficar dentro da normal climatológica da estação e estão previstas variações bruscas.


 

O outono paranaense se caracteriza pela redução no volume de chuvas em relação ao verão, causada pelo deslocamento de massas de ar frio e seco. Maio é o mês mais chuvoso, pois a direção predominante do vento médio do sul para o norte do continente favorece a entrada de sistemas de alta pressão atmosférica. Os maiores volumes acontecem habitualmente nas regiões Sudoeste e Oeste. Ao longo da estação, as massas de ar frio e seco vindas da Antártica e do sul da América do Sul avançam em direção ao Paraná, causando queda das temperaturas. Os valores médios mais baixos costumam ocorrer na Região Metropolitana de Curitiba, região central e no Sul. Na primeira semana de maio, entra em operação o serviço Alerta Geada, desenvolvido pelo IDR-Paraná e Simepar. São divulgadas as previsões de geadas e recomendações para proteção dos viveiros e lavouras cafeeiras recém-plantadas. Os informes abrangem todas as regiões do Paraná por categorias de intensidade de geada. As mensagens são disparadas por celular e e-mail para usuários cadastrados, com antecedência de até 72 horas.

Comentários estão fechados.

Veja Também

REBOUÇAS – Protocolado  junto ao hospital, documento de Convocação de Assembleia Geral Extraordinária para Destituição da Diretoria Atual

Na tarde de 22 de maio, conforme foi definido durante ato entre colaboradores voluntários …