Home Política Regional Aliel quer reforçar ações dos ministérios em consequência das chuvas no Paraná

Aliel quer reforçar ações dos ministérios em consequência das chuvas no Paraná

0
NATAL 2023

Parlamentar apresentou requerimento a 11 ministérios sobre as medidas tomadas durante os eventos climáticos no Paraná

O deputado federal Aliel Machado (PV) apresentou nesta terça-feira, 07, requerimento pedindo informações sobre as ações de 11 ministérios com relação às medidas tomadas pelo Governo por conta das fortes chuvas que atingiram o Paraná durante as últimas semanas. Ao todo, 31 municípios decretaram situação de emergência no Estado. O objetivo é destacar as ações dos ministérios durante esse período crítico de eventos climáticos extremos.

“Desde o início o Governo Federal tem agido para amenizar os estragos. Seja através da Defesa Civil Nacional, do Exército Brasileiro, ou de ações dos ministérios, com a prorrogação de prazos para pagamento de tributos, liberação do FGTS, de kits de saúde e recursos. Tivemos agenda com ministros em Brasília e nos municípios, como em União da Vitória, onde estivemos com o ministro da Integração Regional, Waldez Góes. Nos reunimos com lideranças, com agricultores e empresários e realizamos visita técnica nas áreas alagadas. Parte da cidade está debaixo d’água há mais de um mês e vive uma de suas maiores enchentes. Por isso o Governo Federal não tem medido esforços, a exemplo da reconstrução da rodovia BR-476, que ficou pronta em apenas seis dias com ação rápida do DNIT”, destacou Aliel.

Os temporais registrados no Paraná atingiram 133 cidades nos últimos dez dias. De acordo com a Defesa Civil, ao menos 110 mil pessoas foram afetadas. Ainda conforme o levantamento, mais de mil pessoas ainda estão desabrigadas, ou seja, dependendo de abrigos públicos, e quase 5 mil estão desalojadas, ou seja, abrigadas em casas de parentes ou amigos. Segundo a Defesa Civil, no período, ao menos 13.344 casas foram danificadas no estado. Outras 77 foram destruídas com as tempestades. Além da presença em União da Vitória, o parlamentar esteve presente também em Imbituva, Ivaí, Guamiranga e Ipiranga, todas nos Campos Gerais.

Em Ponta Grossa, desde a chuva de granizo que caiu no dia 26 do mês passado, causando estragos relevantes em várias residências, o deputado tem buscado auxiliar a população com a entrega de telhas e outras ações.

Além da situação lamentável em que se encontra a população paranaense, há também a preocupação com o escoamento da produção de grãos no estado, que é uma atividade essencial para a arrecadação.

O deputado pediu aos ministérios informações sobre quais foram as ações tomadas, quais recursos foram aplicados para essa finalidade, quais as cidades contempladas e se existem estudos para evitar novos desastres. Os ministérios que receberam os questionamentos estão a pasta da Agricultura, Assistência Social, Casa Civil, Cidades, Desenvolvimento Agrário, Direitos Humanos e Cidadania, Fazenda, Integração Regional, Meio Ambiente, Minas e Energia e Planejament

Comentários estão fechados.

Veja Também

Aliel Machado recebe título de Doutor Honoris Causa pela UEPG

O deputado receberá o título de Doutor Honoris Causa em mãos pela UEPG nesta sexta (1), a …