Home Política Regional Aliel Machado recebe título de Doutor Honoris Causa pela UEPG

Aliel Machado recebe título de Doutor Honoris Causa pela UEPG

0
AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100

O deputado receberá o título de Doutor Honoris Causa em mãos pela UEPG nesta sexta (1), a cerimônia está marcada para as 18h no Grande Auditório da Sede Central da Instituição e quem estará encarregado de entregar o título para o parlamentar é o Reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto.

Essa é a segunda vez na história da Instituição a conceder tamanha honraria através da UEPG. O reconhecimento ao título veio a público ainda em julho por meio de comunicado emitido pela própria instituição, após o Conselho Universitário aprovar o pedido do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância.

O assessor da reitoria, Carlos Willians Jaques Morais, destaca que o objetivo do título é destacar as importantes atividades legislativas realizadas pelo parlamentar e também, o documento busca reconhecer o trabalho do deputado em defender a ciência e as políticas públicas de desenvolvimento científico e tecnológico, reforçando seu trabalho durante o período mais grave da saúde pública mundial, a pandemia de Covid-19.

O reitor, Miguel Sanches Neto, relata que o título é concedido pela defesa incondicional da educação que o deputado Aliel sempre realizou para o ensino público, superior, ciência e da cultura. “Num momento em que a universidade pública passa por tantos questionamentos, é extremamente importante reconhecer aquelas figuras que entendem a Universidade como a grande instituição, não apenas de ensino, mas a grande instituição pública de um país, de um estado, de uma cidade”. Para Sanches, Aliel Machado sempre defendeu a universidade pública de maneira genérica e a UEPG de maneira específica. “Destaca-se a atuação dele pela educação como um todo, o que também acaba sendo reconhecido por esse título. Essa honraria, concedida ao deputado, faz juz ao trabalho realizado em prol da nossa instituição”, conclui o reitor.

Miguel Sanches Neto em fala concedida para a UEPG.

“Eu tive a honra de ser aluno da Universidade e tenho muito orgulho da minha origem na cidade de Ponta Grossa, vindo da periferia, de ter hoje condições de receber essa que talvez seja a maior honraria que alguém possa receber de uma instituição”, enaltece Aliel Machado. O parlamentar destacou também o papel da Universidade nos cenários local e nacional. “Ter esse reconhecimento, por parte da UEPG, que é uma das universidades mais importantes do Paraná e do Brasil e que realiza um trabalho tão importante de serviços prestados à comunidade, e que hoje tem a sua frente como reitor uma grande liderança, é motivo de muito orgulho”.

Deputado Aliel Machado em fala concedida para a UEPG

Aliel Machado agradeceu o reitor, professor Miguel Sanches, o vice-reitor Ivo Mottin Demiate e todo o Conselho Universitário pela aprovação. “Reforço o meu compromisso em defesa da Educação pública de qualidade, das nossas universidades e da Ciência”, disse Aliel.

Honoris Causa e UEPG

O título de Doutor Honoris Causa vem de uma expressão do latim e significa “por causa da Honra” e é atribuído a personalidades eminentes da sociedade, seja de projeção nacional ou internacional. A outorga mais importante concedida pela Instituição de Ensino e aprovada em sessão pelo Conselho Universitário.

O primeiro título foi concedido em 15 de agosto de 2016, para o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Edson Fachin. O diploma e medalha foram entregues pelo reitor à época, Carlos Luciano Sant’Ana Vargas, e pela vice-reitora Gisele Alves de Sá Quimelli; e pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes.

Informações: NUTEAD/UEPG

Comentários estão fechados.

Veja Também

Novo Código Eleitoral: mesmo se aprovado antes das eleições deste ano, texto só valerá para pleito de 2026

Caso seja aprovado ainda este ano, o novo Código Eleitoral não vai impactar as eleições mu…