Home Notícias Regionais ALERTA – Prefeito de Rio Azul, informa sobre alerta da Defesa Civil do Estado para riscos de enchentes e inundações devido a previsão de chuvas intensas

ALERTA – Prefeito de Rio Azul, informa sobre alerta da Defesa Civil do Estado para riscos de enchentes e inundações devido a previsão de chuvas intensas

0
NATAL 2023

Por: Clayton Burgath – Jornalista

O prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski nos comunicou, às 20h, na noite de 05 de outubro; sobre informações de uma reunião da Defesa Civil Estadual e o Comando do Corpo de Bombeiros, juntamente com outros órgãos de apoio, como SIMEPAR, COPEL e IAT. O alerta –  é baseado em informações diretas recebidas da Defesa Civil do Estado – após a análise das previsões meteorológicas dos últimos dias e para os próximos a partir de hoje, 05 de outubro.

Segundo as informações,   todas as regiões do Estado estão sob a ameaça de fortes temporais e chuvas acima da média, previstos para os próximos dias, agora  especificamente nos dias 06 e 07 de outubro. A previsão indica que na sexta-feira e parte do sábado, a chuva poderá ser menos intensa,  mas com aquecimento da temperatura,  gera a possibilidade de  temporais.

Com solo já saturado, há probabilidade muito alta de enxurradas e inundações (enchente).

A orientação direta diz: “ … reforçar a todos os Coordenadores para que conversem com seus respectivos Prefeitos e se preparem para necessidade de intervenção (contatar responsáveis indicados no plano de contingência, revisar sanidade dos abrigos previstos, capacidade de movimentação de máquinas e insumos dos municípios, etc). Importante observar áreas de risco e deixar comunidades que residem em áreas de recorrência de enxurrada, inundação e com possibilidade de deslizamento de encostas, alertadas dos risco”, diz a orientação repassada aos prefeitos; com foco para os próximos dias”.

Segundo a previsão, portanto, no sábado e domingo (07 e 08 de outubro), está prevista a entrada de uma frente fria que trará chuva muito intensa.

O prefeito Leandro Jasinski, nos adiantou de que, ainda nesta sexta-feira (06) estará nos repassando outras informações quanto as providências e orientações que estão sendo recebidas.

LEANDRO JASINSKI, prefeito

Jasinski também frisou a importância de observar e alertar as áreas de risco, bem como informar as comunidades que residem em áreas de recorrência de enxurradas, inundação e com possibilidade de deslizamento de encostas sobre os riscos iminentes nos próximos dias.

“A segurança e bem-estar dos cidadãos de Rio Azul, e demais cidades, estão em primeiro plano, para todos nós gestores. E, nossa administração municipal está tomando todas as medidas necessárias para eventualmente  enfrentar as condições meteorológicas adversas previstas para os próximos dias”, adiantou o prefeito.

Comentários estão fechados.

Veja Também

Veículos jornalísticos podem ser responsabilizados por fala de entrevistado

Essa decisão, ao estabelecer critérios claros para a responsabilidade dos veículos jornalí…