Home Notícias Regionais 13.º salário: especialista do Sicredi dá dicas de como investir

13.º salário: especialista do Sicredi dá dicas de como investir

0
AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100

Segundo pesquisa da Fecomércio PR e Sebrae/PR, 36% dos assalariados planejam investir e poupar o recurso extra.

O 13.º salário, disponibilizado desde o dia 30, vai inserir cerca de R$ 9,8 bilhões na economia do Paraná este ano, de acordo com o Dieese. Uma pesquisa da Fecomércio PR e Sebrae/PR revela que para 40,5% dos participantes, esse salário extra será usado para quitar dívidas, enquanto 36% planejam investir. A gerente de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ, Adriana Zandoná, sugere que quitar dívidas com juros altos é a melhor opção para quem está endividado, enquanto investir é uma boa alternativa para quem tem uma sobra, visando segurança futura.

Site: Adriana, com a chegada do 13.º salário, muitos trabalhadores estão em busca de formas de investir esse recurso extra. Segundo a pesquisa da Fecomércio PR e Sebrae/PR, 36% dos assalariados planejam investir e poupar esse dinheiro. Qual a sua recomendação para quem está considerando investir pela primeira vez ou ainda não tem preferência por investimentos de longo prazo?

Adriana Zandoná: Para quem está começando ou não tem interesse em investimentos de longo prazo, a sugestão é direcionar esses recursos para produtos de renda fixa, como a poupança. A poupança oferece benefícios atrativos para os poupadores, como remuneração garantida, ausência de incidência de Imposto de Renda para pessoas físicas e jurídicas, e liquidez, possibilitando o resgate imediato do dinheiro se necessário.

Site: E para os associados do Sicredi, quais são os benefícios específicos ao poupar?

Adriana Zandoná: No Sicredi, ao poupar, os associados participam da campanha Poupança Premiada, incentivando a educação financeira e o hábito do investimento com premiações em dinheiro. Estamos focados em estimular o hábito do investimento e a educação financeira entre nossos associados.

Site: Além da poupança, quais são outras opções interessantes de investimentos de renda fixa que você sugere?

Adriana Zandoná: Outras opções incluem o Recibo de Depósito Cooperativo (RDC), semelhante ao Certificado de Depósito Bancário (CDB), e as Letras de Crédito do Agronegócio e Imobiliário (LCA e LCI). Essas opções estão atreladas ao Certificado de Depósito Interbancário (CDI) e oferecem rentabilidade atrativa, sendo que as LCA e LCI se destacam por não possuir Imposto de Renda, o que proporciona uma rentabilidade ainda maior.

Site: E em relação à segurança dos investimentos, qual a importância de escolher uma instituição financeira confiável?

Adriana Zandoná: Independente do investimento escolhido, a segurança da instituição financeira é crucial. No Sicredi, temos certificações de agências renomadas que destacam nossa solidez e segurança, o que é fundamental para os investidores.

Site: Para investidores moderados, quais são as recomendações de investimentos?

Adriana Zandoná: Para investidores moderados, sugerimos fundos de renda fixa e variável, como o fundo de inflação e os fundos multimercado. O fundo de inflação é indicado para médio a longo prazo, seguindo a rentabilidade do indicador IMA-B, composto por títulos públicos. Já o fundo multimercado oferece diversificação ao investir em diversas classes de ativos.

Site: E para aqueles com um perfil mais arrojado, quais são as opções em renda variável?

Adriana Zandoná: Para investimentos a longo prazo e com maior rentabilidade, existem opções em renda variável, como o Homebroker do Sicredi, fundos de índice (ETFs) e fundos de investimentos atrelados a ações. Esses fundos são destinados a investidores de perfil moderado e arrojado, buscando retornos ao longo do tempo e aceitando oscilações nas aplicações.

Site: Muito obrigado, Adriana, por compartilhar essas dicas valiosas sobre como investir o 13.º salário e as diferentes opções disponíveis para os investidores.

Adriana Zandoná: Eu que agradeço pela oportunidade de ajudar a orientar sobre as melhores formas de investimento para aproveitar esse recurso extra. É sempre um prazer contribuir com informações que possam beneficiar os investidores.

 

Comentários estão fechados.

Veja Também

RIO AZUL – Prefeito e secretária de Assistência Social anunciam avanços e investimentos para o município

Neste dia 28 de fevereiro, o prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski, acompanhado pela prim…