Home Notícias Regionais 🎥 Rebouças : Gripe Aviária agora é um risco eminente na região

🎥 Rebouças : Gripe Aviária agora é um risco eminente na região

0
AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100

O tema foi abordado durante reunião na manhã deste 31 de março, na Câmara de vereadores de Rebouças.

De acordo com o médico veterinário da ADAPAR, Bruno Oliveira de Carvalho, o risco de Gripe Aviária na região é emitente,  o que iria gerar um impacto econômico muito grande. VEJA:

Criação de aves ao ar livre, com acesso a piquetes sem telas na parte superior, também foi suspensa. Medida terá duração de 90 dias.

continua após publicidade

 

Uma portaria publicada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) suspendeu a realização de exposições, torneios, feiras e outros eventos com aglomeração de aves para evitar a disseminação de gripe aviária. A medida foi publicada em Diário Oficial da União, nesta quinta-feira (30).

Ainda de acordo com a portaria, está suspensa a “criação de aves ao ar livre, com acesso a piquetes sem telas na parte superior”, em estabelecimentos registrados pelo ministério.

As medidas valem em todo o Brasil para qualquer espécie de aves de produção, ornamentais, passeriformes, aves silvestres ou exóticas que estejam em cativeiro ou criadas para outras finalidades.

Casos de gripe aviária

continua após publicidade

 

O Brasil ainda não tem casos confirmados de gripe aviária, de acordo com o ministério. No entanto, casos já foram confirmados em países vizinhos.

No dia 16 de março, o ministro Carlos Fávaro participou de uma reunião com lideranças de seis países da América do Sul para debater medidas coletivas que podem ser adotadas para a prevenção da doença.

Nesta quarta-feira (29), o Ministério da Saúde do Chile confirmou o primeiro caso de gripe aviária (H5N1) em um ser humano. O país tem registrado casos da doença em animais silvestres desde o fim de 2022.

Comentários estão fechados.

Veja Também

Prefeito Leandro Jasinski destaca importância da adesão dos municípios da AMCESPAR ao COGEMATE em reunião histórica

Nesta quarta-feira, dia 17 de abril de 2024, o prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski, mar…