Home / Saúde / Rebouças: secretária frisa que o Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial é lembrado nesta sexta-feira (26)

Rebouças: secretária frisa que o Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial é lembrado nesta sexta-feira (26)

Mais conhecida como pressão alta, esta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Em outras palavras, ela faz com que o coração tenha que fazer um esforço maior do que o normal para que o sangue seja distribuído corretamente no corpo.

“A pressão alta é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, o AVC, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca. Sem contar que a doença é bem traiçoeira”, lembra Tania Selhorst, secretária municipal de Saúde.

Os sintomas, por exemplo, só costumam aparecer quando a pressão está muito alta. Neste caso, podem ocorrer dores no peito, tonturas, dor de cabeça, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.

De acordo com Tania, essa doença é herdada dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial.

Também sabe-se que a incidência da pressão alta é maior em mulheres, em diabéticos, na raça negra e aumenta com a idade. “É importante destacar que a pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada. Importante: somente o médico poderá determinar o melhor método para cada paciente. As unidades de saúde oferecem gratuitamente medicamentos”, frisa a secretária.

Para retirar os remédios, basta apresentar um documento de identidade com foto, CPF e receita médica dentro do prazo de validade, que é de 120 dias. A receita pode ser emitida tanto por um profissional do SUS quanto por um médico que atende em hospitais ou clínicas privadas.

Sobre CLAYTON ARISTOCRATES MOLINARI BURGATH

Jornalista, Membro da Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná. Assessor de Imprensa e Comunicação

Veja Também

Rebouças – mais de 50 sacos de lixo são coletados em Marmeleiro de Cima

Diante do risco de infestação e propagação de doenças como a febre amarela e a ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.