Home / Rebouças / Rebouças: secretária de Saúde lembra que neste dia 11 de outubro, é o Dia Nacional de Prevenção à Obesidade

Rebouças: secretária de Saúde lembra que neste dia 11 de outubro, é o Dia Nacional de Prevenção à Obesidade

O dia 11 de outubro tornou-se o Dia Nacional de Prevenção à Obesidade.  Apesar de ser considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma epidemia global, a obesidade ainda não é encarada pela maior parte da população desta forma. Acontece que, segundo dados do Ministério da Saúde, as doenças ligadas à obesidade são responsáveis por 74% das mortes em todo o país. Em todo o mundo, o excesso de peso está em segundo lugar entre as principais causas de morte.

A secretária de Saúde de Rebouças, Tania Selhorst ressalta que, por conta das doenças ligadas a obesidade, muitas pessoas podem ter a expectativa de vida diminuída em até 12 anos. Segundo ela, esse número pode variar dependendo da intensidade da doença e do momento de vida em que surgiu a obesidade na trajetória do paciente. Apesar de variar de uma pessoa para outra. “A obesidade pode levar a doenças em todos os nossos sistemas. Seja respiratório, urinário e interferir, também, na reprodução. É importante que as pessoas com excesso de peso cortem o mal pela raiz. Se você tem uma doença que está sendo causada pela obesidade, vai ser muito mais difícil de controlar essa doença, sem controlar a obesidade.”

De acordo com Tania, a obesidade é uma doença que pode, sim, ser controlada.  Por isso a secretaria de Saúde local vem desenvolvendo grupos de pessoas, as quais tem dificuldades na perda de peso, oferecendo assistência por meio de grupos de profissionais, tanto na área urbana, quanto na área rural, além da realização de palestras junto a estabelecimentos de ensino, quando convidados. Além da Academia da Saúde, onde também são oferecidas atividades , que entre outros objetivos, proporcionam a perda de peso corporal.

A secretária lembra que , segundo estudos, não é necessário uma perda brusca de peso. Com uma redução de 5 a 10% do peso, o paciente já diminui o acúmulo de gordura no fígado, apresenta melhora nos sintomas da incontinência urinária, melhora na função articular. A perda progressiva de peso pode reduzir ainda os riscos de depressão e de doenças cardiovasculares.

Sobre CLAYTON ARISTOCRATES MOLINARI BURGATH

Jornalista, Membro da Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná. Assessor de Imprensa e Comunicação

Veja Também

O presidente da Câmara parabenizou o trabalho de conservação no cemitério municipal

Alessandro também comentou a demora na solicitação dos serviços, por parte do Executivo, após a ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.