Home / Rebouças / Rebouças: secretária de Saúde destaca atividades físicas como forma de prevenir o câncer de mama

Rebouças: secretária de Saúde destaca atividades físicas como forma de prevenir o câncer de mama

Um dos tipos de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo é o câncer de mama, que responde por aproximadamente 28% dos casos novos a cada ano, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, o INCA. A estimativa de novos casos está em quase sessenta mil. “Antes dos 35 anos, esse tipo de câncer é relativamente raro, mas na medida em que a idade sobe gradualmente, principalmente depois dos 50 anos. Mas existem formas de tentar evitar o câncer de mama, uma delas é praticar atividade física regularmente, conforme adianta a secretária de Saúde de Rebouças, Tania Selhorst. 

“Em relação aos mecanismos que levam atividade física à prevenção de câncer, podemos citar redução dos níveis circulantes de estrogênio, que é um hormônio; em relação a resistência à insulina e da inflamação, ele reduz esses hormônios e contribui para prevenção de câncer”, comenta.

A secretária destaca que o   câncer de mama pode ser detectado na fase inicial e, em grande parte dos casos, isso aumenta as chances de tratamento e cura. “Por isso, a cada ano vem aumentando a adesão ao movimento “Outubro Rosa”, que tem objetivo de chamar atenção para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. É importante que as mulheres fiquem atentas a qualquer alteração suspeita na mama e, se for o caso, buscar o serviço de saúde para investigação”, frisa a secretária.

Neste mês, as unidade de saúde do município estão com uma programação prioritária para que as mulheres possam realizar os exames preventivos de câncer.

 

Sobre CLAYTON ARISTOCRATES MOLINARI BURGATH

Jornalista, Membro da Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná. Assessor de Imprensa e Comunicação

Veja Também

O presidente da Câmara parabenizou o trabalho de conservação no cemitério municipal

Alessandro também comentou a demora na solicitação dos serviços, por parte do Executivo, após a ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.