Home / Rio Azul / Prefeito e técnicos da Agricultura participam do “Fórum Regional Paraná Livre de Aftosa”
Prefeito Rodrigo Solda; Secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná , Norberto Ortigara; e alguns integrantes da equipe da Secretaria de Agricultura de Rio Azul

Prefeito e técnicos da Agricultura participam do “Fórum Regional Paraná Livre de Aftosa”

Neste dia 21 de maio, o prefeito de Rio Azul, Rodrigo Solda, acompanhado de integrantes da Secretaria Municipal de Agricultura está participando do Fórum Regional Paraná Livre de Aftosa, que está sendo realizado em Guarapuava.
“Ouvimos dos técnicos da Secretaria de Governo que existem diversos ganhos potenciais com o novo status sanitário que o Paraná passará a ter com a retirada da vacina. Não só na bovinocultura que estes ganhos se darão, apesar de bovinos e bubalinos serem as espécies vacinadas. Mas outras cadeias de proteína animal guardam grandes possibilidades de ganho, inclusive econômicos para os pecuaristas. Essa nova condição sanitária credencia o Paraná a acessar novos mercados que pagam mais pela qualidade dos produtos. E isso significa também uma boa perspectiva de renda para nossos produtores rioazulenses”, menciona Rodrigo.

Prefeito Rodrigo Solda; Secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná , Norberto Ortigara; e equipe da Secretaria de Agricultura de Rio Azul

A rodada de fóruns -de um total de cinco – teve início em Paranavaí, no dia 14 deste mês , evento promovido pelo Governo do Estado e parceiros com o objetivo de debater a suspensão da vacina contra febre aftosa no Estado.
O gerente de Saúde Animal da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Rafael Gonçalves Dias disse que , o Paraná está preparado para o diagnóstico rápido da doença, que não se manifesta desde 2005. “Estamos realizando treinamentos, analisando o trânsito de animais e garantindo fortalecimento de barreiras nas divisas do Estado. São 33 postos de fiscalização”. Cargas em trânsito de animais vacinados poderão transitar pelo Paraná desde que passem por pontos de ingresso estabelecidos pela Adapar.
De acordo com secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara; o Paraná tem boas condições técnicas para garantir a defesa agropecuária do Estado. “Com a suspensão, temos a possibilidade concreta de entrar nos melhores mercados de proteínas animais”, disse.
Além dos produtores, participam do Fórum, entidades e lideranças do setor agropecuário, técnicos, estudantes e representantes do poder público.

Sobre CLAYTON ARISTOCRATES MOLINARI BURGATH

Jornalista, Membro da Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná. Assessor de Imprensa e Comunicação

Veja Também

Rio Azul – polícia ambiental autuou proprietário por corte de 145 araucárias e 101 imbuias

Espalhe por ai:

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.