Home / Saúde / Paraná registrou quase 1500 casos de Meningite em 2018; saiba como se prevenir
fonte:bandaB

Paraná registrou quase 1500 casos de Meningite em 2018; saiba como se prevenir

O Paraná teve 1.486 casos de meningite em 2018, de acordo com um levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (SESA). A regional de Curitiba, que abrange 29 municípios, é a que mais tem casos registrados dentro das três categorias que são foco das análises. A maioria dos registros passa por investigação para determinar o tipo da doença, conforme explica a coordenadora da Divisão de Vigilância do Programa de Imunização, Vera Rita da Maia.

A meningite é uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro. Existem vários tipos da doença. Ela pode ser causada por vírus, bactéria ou fungo. A mais grave é a bacteriana. Os sintomas são febre, dor de cabeça e pescoço rígido. Todos os casos suspeitos de meningite devem ser notificados à Secretaria da Saúde porque, segundo Vera, existe uma legislação que determina que doenças infecciosas sejam comunicadas para medidas de profilaxia.

A coordenadora da Divisão de Vigilância do Programa de Imunização da SESA explica que as vacinas são encaminhadas pelo Ministério da Saúde, que envia uma quantia menor de doses do que o número da população.

Por isso, em municípios que não estão em alerta, é necessário seguir o calendário vacinal e tomar alguns cuidados.

Segundo a Secretaria da Saúde, no momento, o Paraná não tem município em alerta por causa da Meningite.

Sobre CLAYTON ARISTOCRATES MOLINARI BURGATH

Jornalista, Membro da Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná. Assessor de Imprensa e Comunicação

Veja Também

Paraná está em estado de alerta por epidemia de dengue

Espalhe por ai:

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.