Paraná deve ter mil casos de câncer de boca em 2017

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) estimam em torno de 15 mil casos anuais de câncer de boca no país e cerca de mil no Paraná. O principal grupo de risco são homens acima dos 40 anos que fumam ou fazem o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. A exposição ao sol sem proteção também é considerada um fator de risco para o câncer de boca. No Paraná, o Inca estima 930 casos por ano em homens e 190 casos em mulheres. O chefe do Serviço de Cirurgia Bucomaxilofacial do Hospital Erasto Gaertner, Laurindo Moacir Sassi, destaca que uma parcela expressiva da população nunca ouviu falar em câncer de boca.

Para Laurindo Moacir Sassi, sinais verificados na boca precisam ser investigados por um profissional de saúde.

No Paraná, as unidades de saúde também contam com testes rápidos de pré-diagnóstico do câncer bucal. O método é pioneiro no país e faz parte do Programa Estadual de Detecção Precoce do Câncer Bucal. Primeiro, é examinada a cavidade oral do paciente em busca de lesões. Caso seja encontrada alguma, é limpada a área afetada com ácido acético por 20 segundos e aplicada uma substância chamada azul de toluidina, que reage por mais 20 segundos. Após esse período o profissional remove o excesso do produto com nova aplicação do ácido e observa a lesão. Se mesmo assim, a lesão ainda apresentar coloração azul escura, o paciente é encaminhado para fazer uma biópsia que comprova ou não o câncer.

 

 

fonte:cbn

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.