Home / Economia / IPEM Paraná verifica peso dos produtos tradicionais de Páscoa e segurança de brindes

IPEM Paraná verifica peso dos produtos tradicionais de Páscoa e segurança de brindes

O IPEM, Instituto de Pesos e Medidas do Paraná, finalizou nesta quarta-feira a Operação Páscoa. Foram verificados mais de 16 mil unidades dos produtos mais consumidos nessa época, como ovos de chocolate, colomba pascal, chocolate em pó, chocolate ao leite, bombons, alfajores, barras e coelhos de chocolate, entre outros, além de pescados congelados e enlatados. Houve 29 infrações por falta quantitativa e dez infrações por erros formais na embalagem. A fiscalização dos brinquedos ou brindes fornecidos com os chocolates também fizeram parte dessa Operação Páscoa. Foram fiscalizadas cerca de três mil e 600 unidades sem registro de reprovação. Todas levam o selo do INMETRO. O presidente do IPEM-PR, Rubico Camargo, considerou o resultado da Operação Páscoa positivo, pois demonstra que o empresário está cada vez mais consciente e passa a entender o IPEM como um aliado para o controle de produção. Segundo Sérgio Camargo, gerente de Pré-Embalados do IPEM, a operação começou em fevereiro, com a coleta de amostras em fabricantes e comércios.

Os estabelecimentos comerciais onde foram encontrados produtos com irregularidades foram notificados e têm um prazo de 10 dias para apresentar defesa escrita junto ao IPEM. As multas impostas podem variar de 100 a um milhão e 500 mil reais, considerando a gravidade, a vantagem obtida, o prejuízo ao consumidor, a repercussão social da infração, agravados pela reincidência, pela constatação de fraude, entre outros. O consumidor que desconfiar ou encontrar irregularidades pode fazer denúncias pelo telefone 0800 645 0102, em horário comercial, enviar e-mail para ouvidoria@ipem.pr.gov.br, ou acessar o site ipem.pr.gov.br e relatar o caso.

Sobre CLAYTON ARISTOCRATES MOLINARI BURGATH

Jornalista, Membro da Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná. Assessor de Imprensa e Comunicação

Veja Também

Conta de luz terá cobrança extra em maio

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou que a bandeira tarifária no mês de ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.