Home / Política / Governo vai facilitar empréstimos dos municípios junto ao Paranacidade, comemora Hussein Bakri

Governo vai facilitar empréstimos dos municípios junto ao Paranacidade, comemora Hussein Bakri

CCJ da Assembleia aprovou projeto que abre prazo para que cada cidade adeque o respectivo Plano Diretor Municipal e tenha acesso a recursos estaduais

Por unanimidade, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa aprovou o projeto que facilita aos municípios acessarem empréstimos junto ao Governo do Estado para equipamentos, serviços, projetos e obras de infraestrutura. O texto abre um prazo maior para que cada cidade adeque o respectivo Plano Diretor Municipal e possa ter acesso a esses recursos.
“Os mais de 11 milhões de paranaenses vivem nos 399 municípios do estado. O contato diário de cada cidadão se dá com os prefeitos e com os vereadores. Como reconhecimento dessa importância, o Governador Ratinho Junior mostra na prática que apoia as prefeituras no atendimento nas suas demandas mais urgentes”, afirmou o deputado Hussein Bakri, que é Líder do Governo na Assembleia.
A proposta aprovada nesta terça-feira (14) se alinha à política de desenvolvimento regional pensada pelo atual Governo, na medida em que atualiza requisitos mínimos para acesso a verbas do Sistema de Financiamento dos Municípios (SFM), operado pelo Paranacidade. Em linhas gerais, o texto estabelece a revisão de cada Plano Diretor Municipal com a devida aprovação da Câmara de Vereadores, dentro de até três anos.
A importância desse prazo se explica porque, até o ano passado, 180 municípios do Paraná não possuíam Plano Diretor atualizado, enquanto o de outras 57 cidades irá vencer em 2019.
Para exemplificar, há hoje 43 municípios que aguardam apenas a aprovação e sanção da lei para poderem acessar quase R$ 75 milhões. Outras 9 cidades estão com homologações pendentes devido justamente ao Plano Diretor, em operações que somam mais R$ 6,5 milhões.

*fonte: Assessoria

Sobre CLAYTON ARISTOCRATES MOLINARI BURGATH

Jornalista, Membro da Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná. Assessor de Imprensa e Comunicação

Veja Também

Comissão aprova parecer favorável ao fim da aposentadoria a ex-governadores do Paraná

Espalhe por ai:

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.