Home / Irati / Concluído curso de operação de ordenhadeiras em Irati

Concluído curso de operação de ordenhadeiras em Irati

Esta semana foi concluído um curso sobre operação e manutenção de ordenhadeiras, para produtores de Irati. A capacitação foi resultado de uma parceria entre SENAR, Sindicato Rural, Prefeitura de Irati e Emater, e teve início no dia 19 deste mês.

A primeira parte, que aconteceu na Associação dos Servidores Públicos Municipais neste dia, serviu para o repasse de todo o conteúdo teórico para os participantes. No último dia 24, aconteceu o acompanhamento técnico nas propriedades. Em ambos os momentos, mais de uma dezena de produtores iratienses participaram do treinamento.

O curso foi voltado a produtores de leite, em sua maioria atendidos pelo Projeto Leite Competitivo Sul Cantu. O conteúdo abordou vários assuntos referentes à manutenção dos equipamentos que compõem o sistema de ordenha como bombas de vácuo, tubulação de vácuo, reservatório sanitário, regulador de vácuo, pulsadores, coletores de leite, teteiras, mangueiras de leite, mangueiras de vácuo e unidade final.

A ordenha é uma das tarefas mais importantes da atividade leiteira, pois é o momento em que o produtor realiza a sua colheita. É fundamental para o sucesso da atividade, sendo que a mesma interfere na qualidade, na produtividade, na saúde e na vida útil dos animais.

Pela grande importância que tem, a ordenha deve ser realizada por pessoas capacitadas e tranquilas, que sigam todos os requisitos para a boa prática, a fim de garantir a qualidade do leite e preservar a saúde dos animais.

Sobre CLAYTON ARISTOCRATES MOLINARI BURGATH

Jornalista, Membro da Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná. Assessor de Imprensa e Comunicação

Veja Também

Irati – comete roubo, e depois acaba sendo atropelado

Espalhe por ai:

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.