Áudio: Copel alerta sobre cuidados durante a instalação de enfeites de Natal

As festas de fim de ano exigem cuidado com enfeites que precisam ser ligados na rede elétrica. Ao instalar ou manusear esses produtos, é preciso estar atento para evitar choque elétrico, curtos-circuitos e até incêndios. Um dos principais cuidados deve ocorrer já no momento da compra, em que é preciso atenção se os enfeites são de qualidade e possuem certificação do Inmetro. Quem alerta é o gerente de segurança, João Kucek, da Segurança do Trabalho da Copel.

Verifique a procedência e a qualidade dos equipamentos que utilizam energia elétrica, principalmente os cordões de luzes. Outro ponto importante é que, durante a instalação ou montagem dos enfeites, seja mantida uma distância da rede elétrica, evitando o choque por contato com a rede energizada. Somente após a conclusão da montagem da decoração é que se deve fazer a ligação dos enfeites na tomada para evitar acidentes por falhas no isolamento de fios ou nas emendas. O gerente João Kucek, ainda alerta sobre o que fazer caso já tenha acontecido um incidente.

Todas as emendas e conexões devem estar protegidas com fita isolante de boa qualidade para evitar choques e curtos-circuitos. Se for preciso trocar lâmpadas, arrumar fios ou mudar os enfeites de lugar, a tomada sempre deve ser desligada antes. Incêndios são as consequências mais frequentes das sobrecargas, que geralmente têm a origem no curto circuito ou no superaquecimento do sistema elétrico.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.