Home / Geral / Aposentadoria: o que muda para quem está prestes a receber o benefício

Aposentadoria: o que muda para quem está prestes a receber o benefício

Os trabalhadores e contribuintes da Previdência que já estão em vias de se aposentar podem ter ficado em dúvida nos últimos meses. Com a discussão da reforma no setor em evidência, a população vem acompanhando as principais mudanças que podem surgir, caso o texto seja aprovado no Congresso.

O advogado especialista em Previdência Átila Abella esclarece as mudanças para quem está perto dos 60 anos de idade, por exemplo.

“Quem já tem direito a se aposentar agora ou simplesmente não requereu, a essas pessoas já está assegurado [o direito à aposentadoria nas regras antigas]. Essa pessoa já teria direito adquirido. Claro que se ela não tem os requisitos ainda e vier uma reforma, ela vai ter que cumprir. Só que, para quem já está próximo [de se aposentar], a reforma prevê uma regra de transição, que é o cumprimento de 30% do período que falta para completar os requisitos. Então, quem já está próximo, não vai sofrer tanto assim esses reflexos.”

O especialista em finanças Marcos Melo comenta que essa faixa não vai sentir tanto assim as mudanças propostas. E ressalta mais um ponto importante.

“Para aqueles que já estão recebendo o benefício da Previdência não muda absolutamente nada.”

De acordo com as novas regras, caso a reforma seja aprovada, haverá idade mínima para se aposentar. Seria aos 65 anos para os homens e 62 para as mulheres até 2038. A discussão deve ser retomada em fevereiro do ano que vem.

Sobre CLAYTON ARISTOCRATES MOLINARI BURGATH

Jornalista, Membro da Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná. Assessor de Imprensa e Comunicação

Veja Também

Aluno da Apae morre ao cair de brinquedo

http://www.portalnoticiadaregiao.com.br/wp-content/uploads/2018/10/aluno-da-apae-morre-ao-cair-de-brinquedo.mp4 Espalhe por ai:

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.