Home / Geral / Alerta para granizo em áreas produtoras do Sul nesta sexta-feira, dia 17
Canal Rural

Alerta para granizo em áreas produtoras do Sul nesta sexta-feira, dia 17

Atenção para as áreas do norte do Rio Grande do Sul ao Paraná nesta sexta-feira, dia 17. Os ventos que sopram em altos níveis da atmosfera e mais uma região de baixa pressão próxima a Mato Grosso do Sul favorecem as pancadas de chuva no final do dia, com chance de queda de granizo. Há potencial para rajadas de vento na costa de 50 km/h e, no interior do Paraná, de até 60 km/h. O mar segue agitado e, de acordo com a Marinha, há chance de ressaca desde Florianópolis (SC) até Paranaguá (PR), com ondas de até 2,5 m de altura.

Já no restante do Rio Grande do Sul e na região central de Santa Catarina, o dia será ensolarado por influência da massa de ar seco. Na região costeira, do norte gaúcho ao Paraná, a umidade que vem do oceano garante muitas nuvens ao longo do dia, chance de chuva e poucos períodos de sol. Destaque para o aumento de nebulosidade no leste do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre, garantindo um dia de tempo firme, porém com grande variação de nuvens.

No sábado, dia 18, o tempo firme ainda predomina do centro do Rio Grande do Sul ao norte do Paraná. Instabilidades vindas do oceano mantêm o risco para chuva ao longo do dia da costa gaúcha à faixa leste paranaense, com tempo bastante encoberto.

Novas áreas de instabilidades associadas a uma outra frente fria se aproximam do Rio Grande do Sul, especialmente nas áreas de fronteira com o Uruguai, onde são esperadas pancadas de chuva isoladas a partir da noite. No litoral da região os ventos são fortes e as rajadas ficam em torno de 60 km/h.

No domingo, dia 19, a frente fria avança ainda mais pela região Sul e espalha instabilidades pelos três estados. Chove em todo o Rio Grande do Sul e em Santa Catarina; já , e no Paraná as pancadas ficam restritas ao leste e sul do estado, desta vez por influência de uma região de baixa pressão que se forma na costa catarinense. A massa de ar seco atua apenas no centro e no norte do Paraná, e garante um dia marcado por sol e poucas nuvens.

Sobre CLAYTON ARISTOCRATES MOLINARI BURGATH

Jornalista, Membro da Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná. Assessor de Imprensa e Comunicação

Veja Também

Las Vegas- malletense representa o Brasil em campeonato mundial de pôquer

Espalhe por ai:

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.